quarta-feira, 11 de junho de 2014

PRO INFO 3 - TEÓRICO BASE: Paulo Freire

PARTE 1: slide share

PARTE 2: prezi: analisando o projeto 
http://prezi.com/wanvosd6mso0/present/?auth_key=9j51jcf&follow=qhvqk3eztbap#121_45341393

PARTE 3: movie maker
vídeos + fotos

CAMPANHA "RELÂMPAGO" - FÍSICA
USO CONSCIENTE DA ÁGUA








VÍDEOS


PARÓDIA





PARTE 4: CMAP TOOLS - MAPA CONCEITUAL


sábado, 7 de junho de 2014

PRO INFO 4 - DEBATE DO FILME "We all want to be Young"- Diálogos sobre as gerações

Bom dia!

Olhem nosso debate sobre o assunto "Diálogos sobre as gerações" após pensarmos sobre as gerações: 

 ao debatermos em sala de aula, pudemos perceber que os alunos descobriram que existem as classificações para gerações: baby boomers, X, Y e até a Z, coisa que os alunos não sabiam.
 
Os conteúdos aprendidos estão relacionados à essas gerações e os alunos puderam traçar um perfil deles mesmos (chamada geração Z, nascidos em meados de 1990 e anos 2000). 

As problemáticas relacionadas à eles foram expostas por nós, que citemos a indiferença deles em relação ao conhecimento, que nada lhes interessava, a não ser, ouvir música no celular e bate-papo, mas em termos de conteúdos não muito. Comparamos cada geração, inclusive a da professora Samantha, Y, e que muitos colegas tiveram sucesso, mas não sentimos nos alunos firmeza para “levar uma geração para frente”. 

Ao apresentar um trabalho on-line sentimos nos alunos mais empolgação para montá-lo, embora que da forma convencional sentimos que acaba ficando mais palpável, ou seja, há a finalização de produto no final. Quando usado o meio digital sentimos que ficou muito na “conversa” e na brincadeira e consulta de youtube, por exemplo, e pouco na REAL produção, o que pode ser considerado como uma limitação, em relação ao meio digital.

Sobre colocar “a mão na massa”, estamos fazendo um projeto no e-proinfo 3, em que estamos aplicando a inserção de campanhas e atividades por via de meios digitais.

PRO INFO 4 - Atividade 3.3 Buscando pontes

Bom dia!!

Olhem que interessante: mapeando instituições que realizam trabalhos sociais na comunidade, conhecemos suas propostas e projetos, avaliamos uma possível parceria. 

Vejam como ficou o resultado da nossa análise:

no bairro onde localiza-se a escola temos um orfanato e uma casa de repouso para idosos. 


No caso do orfanato, além de campanha para arrecadar roupas, podemos também arrecadar brinquedos e fazer visitas, propondo a realização de festas em datas especiais (dia das crianças, festa junina, Natal), pois,  além das doações materiais,  o contato pessoal e o afeto são muito importantes. Acreditamos que seria positivo para ambas as partes, pois nossos alunos passariam a  valorizar mais aquilo que possuem, principalmente o carinho da família. É claro que, em muitas situações, eles são tão carentes de afeto como as crianças do orfanato.


Em relação à casa de repouso para idosos, o objetivo maior é proporcionar o afeto e o carinho que, muitas vezes,  a família não proporciona mais. Para o aluno esse contato também é muito importante, pois fará com que ele compreenda melhor  os idosos e passe a respeitá-los mais.


ATIVIDADE 3.2 PRO-INFO 4 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade

Bom dia!
Traçando o histórico da relação escola/comunidade, para o curso PRO-INFO 4, percebemos que

devemos desenvolver projetos sociais junto à comunidade, através de ações de grupos de alunos voluntários. 

Faremos várias campanhas, como por exemplo:

- Campanha do agasalho:

Normalmente as campanhas do agasalho realizadas pelo governo começam muito atrasadas, quando o inverno já está muito intenso. Procuramos sempre nos antecipar a elas, mobilizando grupos de alunos, que percorrem as áreas que apresentam melhores condições financeiras no bairro, solicitando doações de agasalhos e cobertores.
Após esse trabalho é feita uma triagem das roupas coletadas, por sexo e tamanho.
Em seguida alguns alunos, acompanhados de professores,  distribuem nas áreas mais carentes do bairro, informativos de que haverá doações de agasalhos em determinada data e que os interessados poderão comparecer  à escola para retirar as doações.

- Campanha de alimentos:

Segue o mesmo procedimento da campanha do agasalho, e são montadas  “cestas” para oferecer à comunidade.